SAME
S-Adenosil L-Metionina
Propriedades
A S Adenosil L Metionina, mais conhecida como SAMe é um composto naturalmente encontrado em quase todos os tecidos e fluidos do corpo tanto em humanos quanto em animais e está envolvido em muitos processos importantes. O SAMe é produzido pelo organismo, a partir de ATP e do aminoácido Metionina. O S adenosil L metionina disulfato tosilato é a forma mais estável de ademetionina, a qual é utilizada terapeuticamente. A ingestão de SAMe concomitantemente com Vitamina B12 e Ácido Fólico é recomendável, para aumentar a absorção em doses orais.
Indicações
Doenças do fígado
Animais com doenças do fígado não podem sintetizar SAMe, e estudos preliminares mostraram que o SAMe ingerido como suplemento pode ajudar a tratar doenças crônicas do fígado. Um estudo em humanos mostrou que o tratamento com SAMe por 2 anos aumentou a chance de sobrevivência e diminuiu a necessidade de transplantes. Outro estudo mostrou que SAMe ajudou a normalizar os níveis de enzimas hepáticas em pacientes doentes.
Um animal com hepatopatia, seja crônica ou aguda, é um paciente de risco, onde qualquer medicamento deve ser utilizado com muita responsabilidade. Ultimamente vem sendo muito utilizado os “antitóxicos”, polivitamínicos que até então eram apenas utilizados em humanos, mas que hoje ganharam o mercado veterinário.
A maioria desses medicamentos veterinários é composta por vitaminas do complexo B, carboidratos e METIONINA, substâncias essenciais para atividade hepatocelular, mas segundo a Dra. Christiane Martins, Diretora do Hospital Veterinário de Pequenos Animais da Universidade de Brasília, em um órgão doente este composto “antitóxico” se transforma em algo maléfico, ela explica que a Metionina é fundamental para a formação do SAMe, que possui ação imprescindível para o metabolismo de todas as células, mas com maior importância nos hepatócitos. O grande problema é que para ocorrer a transformação da Metionina em SAMe é necessária a