CASO Cl nico SAME
Shirley Maria de Souza
Trabalho apresentado no curso de graduação da Faculdade Estácio – Fase, curso de Enfermagem como obtenção de parte de nota da AV1 da disciplina Ensino Clinico IV. Orientação: Profª. Sônia Ramos dos Santos.
Aracaju/SE 2015
Introdução
Foi realizado um estudo de caso clínico com o senhor E.F.G,97 anos ,do sexo masculino, brasileiro e natural de Palmeira dos Índios, Alagoas ,morador do SAME( Serviço de Assistência à Mendicância )desde 05 de agosto 2008.O mesmo foi encaminhado para esta instituição através do MPU(Ministério Público da União) por denuncia de vizinhos com relato de negligencia por parte de sua filha adotiva. O mesmo foi diagnosticado com as seguintes patologias hipertensão e doença pulmonar obstrutiva crônica que iremos abordar no decorrer do nosso estudo de caso.
Objetivos
A capacidade de identificar os fatores determinantes da qualidade de vida da pessoa idosa em uma instituição permanente
Justificativa
Com o avanço dos anos, o sistema cardiovascular passa por uma série de alterações, tais como arteriosclerose, diminuição da distensibilidade da aorta e das grandes artérias, comprometimento da condução cardíaca e redução na função barorreceptora.
A prevalência de hipertensão arterial (HA) entre idosos brasileiros é 65%, podendo chegar entre as mulheres com mais de 75 anos a 80%. A HA sistólica (elevação da pressão arterial máxima) é mais frequente e parece estar mais associada a eventos cardiovasculares que a HA diastólica (elevação da pressão arterial mínima). Embora haja tendência de aumento da pressão arterial com a idade, níveis de pressão sistólica acima de 140 mmHg e/ou de pressão diastólica acima de 90 mmHg não devem ser considerados normais para os idosos Observou-se, após seguimento médio de 5 anos, redução média de 34% de