Introdução aos aspectos organizacionais de uma empresa
O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO?
A faculdade que você estuda é uma organização, da mesma forma que as agências governamentais, as igrejas, o supermercado do seu bairro, o McDonald’s etc. Existem várias conceituações sobre organização, dentre elas, Silva, 2005 cita que “uma organização é definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas cooperativamente dentro dos limites identificáveis, para alcançar um objetivo ou meta comum”. Nessa definição estão implícitos quatro aspectos:
1º. As organizações são compostas por pessoas, ainda que isso pareça óbvio, o entendimento e apreciação do componente humano é importante devido a complexidade dos relacionamentos sociais e da diversidade dos seres humanos.
2º. Quando pessoas trabalham juntas, precisa-se dividir o trabalho entre as pessoas e precisa-se procurar pessoas com habilidades ou conhecimentos. Após a divisão das tarefas precisa-se coordenar e controlar as ações para que todos trabalhem com o objetivo de atingir as metas organizacionais.
3º. As organizações devem ter limites quanto às pessoas e quanto às tarefas.
4º As organizações não funcionam somente como agrupamentos temporários de pessoas, precisam definir objetivos e metas permanentes.
As organizações estão inseridas em um ambiente e esse ambiente organizacional é composto por fatores ou elementos externos e internos que influenciam o seu funcionamento.
AMBIENTE INTERNO
É o conjunto de recursos alocados dentro da organização sobre os quais ela tem controle e que são utilizados pela mesma para alcançar seus objetivos. É composto por:
Pessoas: As pessoas provêem conhecimento, habilidades e dirigem aquilo que cria, mantém e desenvolve as organizações.
Processos: Como os produtos/serviços são executados
Capital: Tecnológico, financeiro.
Normas: regras escritas determinando os procedimentos formais definindo como a organização deve funcionar.