Agência internacional de direito
A Associação Internacional de Desenvolvimento (AID) faz parte juntamente com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) do Banco Mundial.
O Banco Mundial é um organismo financeiro que presta assistência financeira e técnica aos países em desenvolvimento ao redor do mundo. Tem por missão: combater a pobreza e ajudar as pessoas a ajudarem a si mesmas e seu ambiente, fornecendo recursos, partilha de conhecimentos, capacitação e formação de parcerias nos setores públicos e privados.
Enquanto o BIRD tem por objetivo reduzir a pobreza nos países de renda média a AID enfoca os países mais pobres do mundo.
O Banco Mundial foi criado em 1944. Está sediado em Washington e possui mais de 10.000 funcionários em mais de 100 escritórios no mundo todo.
A AID foi fundada em 1960 com o objetivo de reduzir a pobreza, fornecendo créditos sem juros e subsídios para os programas que impulsionam o crescimento econômico, reduzindo desigualdades e melhorando as condições de vida das pessoas.
Tornou-se assim uma das maiores fontes de assistência para os 80 países mais pobres do mundo, dos quais 39 estão na África. É a maior fonte de fundos de doadores para os serviços sociais básicos nos países mais pobres. Esta agência empresta dinheiro (conhecidos como créditos) em condições concessionais, ou seja, os créditos têm taxa de juros zero ou muito baixo, e os reembolsos são esticados ao longo de 25 a 40 anos, incluindo um período de carência de 5 a 10 anos.
Desde a sua criação, os créditos e subsídios da AID totalizaram 238 bilhões de dólares, com média de 15 bilhões por ano nos últimos anos. Desses valores, cerca de 50 por cento, foi para a África. Oitenta países atualmente recebem recursos da AID. Juntos, esses países são o lar de 2,5 bilhões de pessoas, metade da população total do mundo em desenvolvimento. Estima-se que 1,5 bilhões de pessoas sobrevivem com renda de 2 dólares ou menos por dia.
Os