Introdução ao Processamento de Imagens
Projeto 1
Rafael César Merlo dos Santos
Matrícula: 11/0149793
Universidade de Brasília
Brasília, Distrito Federal
I. Introdução
O projeto tem como objetivo mostrar técnicas de realce e filtragem no domínio espacial e no domínio da frequência.
A filtragem no domínio espacial opera diretamente sobre os pixels da imagem, onde a imagem processada é a aplicação de um operador sobre a imagem original.
No domínio da frequência a imagem é transformada do domínio espacial para o da frequência, utilizando a transformada de Fourier, onde é feito o processamento da imagem e por fim aplicamos a transformada inversa de Fourier para poder visualizá-la novamente.
II. Resumo
Para o projeto foi proposto três tipos de processamento de imagens: redimensionamento, aguçamento e utilização de filtro rejeita-notch mediante o uso de filtros passas-altas Butterwoth.
A. Redimensionamento
O redimensionamento de uma imagem tem como objetivo a interpolação(aumento da imagem) ou diminuir seu tamanho. Pode ser útil pois podemos trabalhar com vários diferentes tamanhos de imagem, gerando mais flexibilidade na hora de armazená-las, porem devesse tomar cuidado porque ao fazer essa estratégia temos perda de qualidade sobre a imagem original.
B. Aguçamento É utilizado o aguçamento de imagens para realçar bordas e outras descontinuidades. No domínio espacial pode ser alcançado por meio de diferenciação espacial e podem ser definida a partir das derivadas de primeira (detecção de bordas) e segunda (realce de detalhes finos) ordem.
C. Filtro notch Butterwoth
Filtros notch são usados para rejeitar frequências especificas de uma imagem, normalmente usados para retirar ruídos frequentes em uma imagem e padrões , como exemplo o padrão moiré. Sua implementação ocorre a partir de filtros simétricos, pares de filtro passa-altas.
III. Metodologia
A. Redimensionamento
O primeiro experimento visa em interpolar e diminuir uma imagem de