concreto
SEGUNDO SEMESTRE 2006
TRABALHO SEMESTRAL
Versão 2 - 22 de setembro de 2006
Aspectos geral do Trabalho
Os alunos devem constituir equipes com 6 ou 7 participantes, que podem ser de turmas distintas. Um e-mail com a constituição da equipe deve ser enviado até a meia noite do dia 25 de setembro para jals@usp.br. No dia 26, os alunos que não estiverem inscritos em nenhuma equipe serão agregados de acordo com critérios próprios dos professores.
O objetivo do trabalho é projetar uma viga de concreto armado, construí-la e ensaiá-la, tal que alguns parâmetros de resistência possam ser determinados de maneira experimental.
Todos as atividades de montagem e concretagem serão realizadas no LEM (Laboratório de Estruturas e Materiais Estruturais) da Escola Politécnica, que fornecerá todo o material, ferramentas e apoio técnico.
Todas as vigas terão a mesma geometria e o mesmo tipo de concreto e serão moldadas e curadas sob condições semelhantes. Terão, porém, armaduras diferentes.
Após 28 dias da concretagem, cada viga será submetida a um ensaio de ruptura, que permitirá o levantamento de um gráfico força-deslocamento. O deslocamento medido será a flecha vertical do ponto médio do eixo da viga em relação ao eixo não-deformado, isto é, com a viga apenas sob efeito do seu peso próprio. O ensaio será feito até que este deslocamento atinja 20,0 mm ou que a viga atinja um estado limite de ruptura.
O carregamento a que a viga será submetido consiste em duas forças verticais de igual intensidade, aplicadas sobre o eixo da viga de forma eqüidistante aos seus apoios. A viga será apoiada em apoios de 9 cm de comprimento na direção longitudinal da viga e largura igual ou maior ao da viga.
As equipes executarão todas as atividades sob a supervisão dos funcionários do LEM, exceto o ensaio mecânico. Cada equipe deverá documentar o ensaio da sua viga, com fotos/vídeos que serão incluídos no relatório final de entrega do