Rastreabilidade em Cores
Professores Responsáveis: Luciane Martello
Discentes: José Arthur Zorzetto de Paula, Marcel
Camargo, Paulo Assaf e Robson Coelho.
Introdução
Futuro e
Comparação
com métodos
A ideia
2
Vantagens e
Desvantagens
Etapas do
Processamento
Considerações finais Rastreabilidade em Cores
Rebanho bovino brasileiro
3
O rebanho brasileiro de bovinos possui aproximadamente 209 milhões de bovinos, sendo o maior rebanho comercial do mundo (IBGE 2010).
Todo esse rebanho é distribuído em uma área produtiva de pastagem de 172 milhões de ha.
Rebanho bovino brasileiro
4
O relatório do mapa aponta que o Brasil exportou em 2011 cerca de 1.650 toneladas de carne bovina (in natura, industrializada e miolos).
Com finalidade de aumentar a eficiência e produtividade da bovinocultura brasileira algumas estratégias estão sendo adotas por criadores de todo país, dentre elas a rastreabilidade possui grande importância.
Rastreabilidade
5
A rastreabilidade representa a possibilidade de um consumidor conhecer a “vida progressa” do produto e identificar os possíveis perigos a saúde que foram expostos durante a produção e distribuição. Esses registros também permitem identificar até mesmo a origem da matéria prima e insumos utilizados na produção.
Rastreabilidade
6
No Brasil, os requisitos básicos da rastreabilidade como documentação e registros estão previstos no item 7.7 do regulamento técnico sobre condições higiênico-sanitários e de boas práticas para estabelecimentos de alimentos, aprovado pelo ministério da agricultura.
Rastreabilidade
7
O mercado internacional tem exigido informações cada vez mais precisas sobre a carne comercializada. Devido as proporções continentais do comércio moderno e preocupação com enfermidades atuais, como por exemplo, vaca louca e febre aftosa nos bovinos. Rastreabilidade
8
As