graduado
Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade
Alunos: Joelson Gomes / Rodrigo Coelho
Trabalho final de Metrologia Científica
Lâmpada padrão FEL de irradiância na rastreabilidade do sistema de Colorimetria
1. Introdução
Lâmpadas padrão de transferência são utilizadas para transferir a unidade de intensidade luminosa de um laboratório para outro (por exemplo, a partir de um laboratório nacional para um laboratório da indútria). Lâmpadas padrão em intensidade luminosa devem ser estáveis e de fácil utilização para o uso repetido e de longo tempo, apresentar uma distribuição de intensidade angular uniforme, e estar equipada com meios que permitam seu alinhamento preciso [1]. O Lacoe utiliza uma lâmpada halógena de quartzo tipo FEL 1000 W, padrão em irradiância espectral, para calibrar o espectrocolorímetro utilizado em seu sistema colorimétrico, transferindo assim a rastreabilidade das calibrações em Índice de Reprodução de Cor e
Temperatura de cor correlata para a lâmpada Fel de irradiância.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar como a grandeza irradiância espectral é transferida para a lâmpada Fel padrão de irradiância e como esta é utilizada para calibração do sistema colorimétrico do Lacoe.
2. Definições
2.1. Rastreabilidade
É a propriedade de um resultado de uma medição poder referenciar-se a padrões apropriados, nacionais ou internacionais, por meio de uma cadeia contínua de comparações, todas tendo incertezas estabelecidas [2].
O sistema de medição a calibrar ou a medida materializada são comparados com os valores de referência dos padrões. Para que as diferenças encontradas possam ser atribuídas aos erros do sistema de medição calibrado, é necessário que a incerteza do padrão seja menor que a do sistema de medição calibrado.
A hierarquia do sistema metrológico é representada pela cadeia de rastreabilidade metrológica que é definida como uma