abertura de uma oficina
Introdução
1. Introdução
Este capítulo apresenta as áreas, as aplicações, os profissionais e as ferramentas de programação utilizadas na Computação Gráfica. Sugerimos uma leitura rápida para se familiarizar com a nomenclatura da área.
É muito importante o exercício de implementação de um programa fornecido que tem como objetivo exemplificar o uso do
OpenGL e da GLUT.
A Computação Gráfica acompanha a evolução dos computadores na sociedade e também teve um começo restrito e pouco natural para hoje se tornar presente em praticamente todas as nossas atividades. Se observarmos a difusão dos computadores vemos que a
Computação Gráfica tem tido um papel decisivo nela. As interfaces gráficas na forma de janelas, botões, menus e dispositivos de seleção1, por exemplo, foram muito importantes para a popularização dos computadores pessoais da década de 1980. Dificilmente esta difusão dos computadores teria ocorrido não fossem estas interfaces gráficas. Atualmente as câmeras digitais acopladas a computadores portáteis de mão e a telefones móveis ainda estão impulsionando novos usos da informática no nosso dia a dia.
Áreas da CG
A área de entretenimento com os jogos eletrônicos e os efeitos especiais do cinema digital é, provavelmente, a face mais conhecida e sedutora da Computação Gráfica para o público em geral. A Computação Gráfica, entretanto, não se restringe ela. Ela está presente nas atividades de projeto e construção de carros, casas e plantas industriais. A Fig. 1.1 ilustra um modelo de uma plataforma marítima de petróleo, acrescida de efeitos artísticos para divulgação. Fig. 1.1- Modelo de uma plataforma marítima de petróleo.
1
Estas interfaces, denominadas WIMP para windows, icons, menus and poniter devices¸apareceram na Xerox e se popularizaram com as diversas versões do sistema operacional Windows da MicroSoft.
Marcelo Gattass
4/10/2005
2
Introdução
Outras aplicações importantes podem ser encontradas nas