MArshall Mcluhan
A sua família era estruturada: o seu pai era corretor de seguros e a sua mãe era uma mulher culta e viajada, que lhe deu grande incentivo na carreira académica.
Começou por tirar um curso de Engenharia, mas acabou formando-se em Literatura Inglesa Moderna na Universidade de Manitoba, no Canadá.
Obteve os títulos de mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade de Cambridge.
Na Universidade de Toronto, no Canadá, McLuhan desenvolveu uma boa parte da sua carreira como professor e investigador.
Na década de 1960, nos Estados Unidos, foi professor na Universidade de Wisconsin, uma experiência proporcionada pelo contato com jovens de uma cultura diferente influenciou o interesse McLuhan pelo trabalho teórico, devido à necessidade que sentia de compreender essa cultura.
Os conceitos desenvolvidos por McLuhan sobre os impactos das novas tecnologias e os efeitos dos meios de comunicação na sociedade e nos indivíduos causaram, e ainda causam, polémica.
Mc Luhan foi empreendedor dos estudos dos media, os quais despertaram o interesse do estudo na interferência dos meios de comunicação nas sensações humanas, “Meios de comunicação como extensões do homem”.
Reconhecido atualmente devido ao seu pioneirismo nos estudos das tecnologias e seus impactos na construção da sociedade, ele defendeu a ideia de postura global em busca do novo nesta aceleração tecnológica.
O conceito de aldeia global, criado por McLuhan, quer dizer que a tecnologia está a reduzir todo o planeta à mesma situação de uma aldeia, ou seja, dando ao mundo a possibilidade de se intercomunicar diretamente com outra pessoa que nele vive. Este conceito só começa a concretizar-se com o telemovel e a internet, porque a televisão é um meio de comunicação unidirecional, diferente de uma conversa bidirecional.
No entanto, é importante pensar que todas as pessoas participam numa conversa universal tomando decisões conjuntas como numa