Fichamento Marshall McLuhan
Material de Estudo:
Marshall McLuhan
Elisângela Cristina Limoni Rocha
Teoria da Comunicação I apresentado ao Professor Paulo Tomaziello do curso de Comunicação Social do UNISAL – unidade Americana.
Marshall McLuhan se diferenciou de outros teóricos pela abordagem inovadora na análise dos processos comunicativos. Ele elege o “meio” como objeto de estudo.
Ele aborda os cinco sentidos humanos e o determinismo tecnológico como principais conceitos.
A GALÁXIA DE GUTENBERG:
Com a criação da imprensa, o Homem foi forçado a se concentrar na visão (Homem Gutenberguiano), deixando outros canais sensoriais e mudou a forma de adquirir conhecimento.
ALDEIA GLOBAL:
Com o surgimento dos Meios Eletrônicos o Homem voltou a encontrar a capacidade de pensar simultaneamente em diversas coisas o que devolve relação Social anterior a Imprensa.
ALDEIA GLOBAL:
Na Aldeia Global, é possível compartilhar a mesma experiência comunicativa, independente dos costumes locais e da língua falada.
O MEIO É A MENSAGEM:
“Toda tecnologia, gradualmente, cria um ambiente humano totalmente novo e a era eletrônica já criou o seu a partir do ambiente mecanizado da Era Industrial.”
Para Marshall McLuhan o importante é o efeito mental imediato dos meios de Comunicação e não a Mensagem.
MEIOS QUENTES E MEIOS FRIOS:
MEIOS QUENTES são meios que atingem apenas um sentido do Homem, são mais emocionais que racionais. MEIOS FRIOS são os que permitem maior interação, que são percebidos por mais de um sentido humano. É possível uma análise, um filtro da informação recebida, tendo em vista que a razão está mais presente que a emoção.