Introdução ao pensamento de BAKHTIN,
FIORIN, José Luiz.
Maria do Socorro M. Ferreira
Resumo
De forma geral, são apresentados alguns aspectos biográficos de Bakhtin, que nasceu ao sul de Moscou, filho de fidalgos empobrecidos. O pensador morou e trabalhou em diversas cidades. Em São Petersburgo, concluiu seus estudos no Departamento de Letras Clássicas, formando-se em Letras, História e Filologia. Deu grande apoio a revolução russa. Foi professor em Nevel, onde constituiu um grupo de amigos intelectuais com quem analisaria diversos temas de seu interesse. Este grupo de amigos seria ampliado e mais tarde ficaria conhecido como o Círculo de Bakhtin. Em 1921, casou-se com Elena Aleksandrovna, sua companheira até sua morte. Publica inúmeros trabalhos sendo que entre 1924 e 1929, são quatro trabalhos importantes disponibilizados ao publico; O método formal nos estudos literários; Discurso na vida e discurso na arte; freudismo: uma critica marxista; Filosofia da linguagem.
Em suas reflexões, Bakhtin desenvolveu e aprimorou uma teoria inovadora e incitante, perpassando pelo estudo do indivíduo por meio de questões relativas à teoria geral da literatura e da cultura, pelo desenvolvimento histórico de ambas, concluindo com a análise do povo e sua produção cultural. Ainda que o conjunto de sua obra se caracterize pela interdisciplinaridade, a partir de uma abordagem dialética de questões relacionadas à filosofia, lingüística, psicanálise, teologia, poética, teoria social e literária, Bakhtin, manteve uma unidade de pensamento através da centralidade da linguagem (Fiorin, 2006).
No segundo capítulo, intitulado O Dialogismo, o autor destaca a importância deste princípio que percorreu todo o conjunto da obra de Bakhtin. Esta noção foi aplicada no estudo da linguagem como fator determinante para a formulação de suas idéias. Baseando-se neste conceito, o teórico russo procurou apontar as diversas vozes presentes em um