Introduçao de tecnologia
Quando falamos em evolução tecnológica, sistemas automatizados, computadores cada vez mais poderosos e mais portáteis, imediatamente nos vêm à mente todas as facilidades que esses dispositivos nos proporcionam. Cálculos que preencheriam folhas de caderno, já podem ser feitos com um movimento do mouse; edição de vídeos ou áudio não é mais exclusividade dos estúdios profissionais. Pouco percebemos, porém, quantos conhecimentos novos essas ferramentas nos exigem para que sejam utilizadas adequadamente. No passado, não eram esperados de um médico conhecimentos de informática, nem de um advogado noções de editoração, assim como não se exigia de um engenheiro o domínio de bases de comunicação visual.
É objetivo deste artigo selecionar algumas técnicas largamente conhecidas por artistas plásticos e comunicadores, aplicando-as a situações práticas do cotidiano de quem precisa apresentar graficamente dados vindos de sistemas industriais.
Com a rápida aproximação das tecnologias de chão de fábrica às de sistemas corporativos, as possibilidades de visualização e processamento de dados de produção são cada vez maiores. Informações dos dispositivos de instrumentação, que eram exclusivas dos sistemas supervisórios ou SDCDs, são facilmente armazenadas em bancos de dados históricos e disponibilizadas em forma de planilhas ou páginas web.
Sendo esses sistemas on-line, massas imensas de dados podem ser apresentadas em redes corporativas e usadas para os mais diversos fins. Mas como fazer para que números façam sentido para um operador especializado em uma determinada fase do processo e tenham, também, significado para os diretores da companhia?
A resposta é agregar e apresentar de forma adequada segundo as necessidades de cada usuário. Dificilmente uma planilha com medições de processo hora a hora,
Aquarius Software
Rua Silvia, 110 – 9º andar - Bela Vista, São Paulo – SP marketing@aquarius.com.br - www.aquarius.com.br essenciais para a operação