Trabalho de ética
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTABILISTA
Caxias do Sul – RS
2010
EDUARDO SILVEIRA
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTABILISTA
Caxias do Sul – RS
2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS DO CÓDIGO DE ÉTICA 4
3 A IMPORTÂNCIA DO CÓDIGO DE ÉTICA 4
4 OS FATORES DO CÓDIGO DE ÉTICA 4
5 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Em 1970, o Conselho Federal de Contabilidade, atendendo determinação expressa no art. 10 do Decreto-Lei nº 1.040-69, aprovou mediante a Resolução nº 290, o Código de Ética Profissional do Contabilista, que, por vinte e seis anos, orientou como deveria ser a conduta dos profissionais da Contabilidade no exercício de suas atividades.
Assim, em 1996, o CFC editou a Resolução nº 803, aprovando o vigente Código de Ética.
A ética deve ser a base da construção da vida profissional.
Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade é dever de todo o Contabilista comprometido com a sociedade, com os Colegas e com a Classe.
O objetivo do presente trabalho é aprimorar os conhecimentos sobre o código de ética, procurando demonstrar a sua importância, o seu objetivo e a existência de fatores positivos e negativos do mesmo.
2 OBJETIVOS DO CÓDIGO DE ÉTICA
O zelo, a dedicação, a honestidade e, a integridade são princípios a serem seguidos pelos contadores,pois, agindo assim, vamos acabar com o suborno que tanto permeia a classe contábil.Portanto,para acabar com isso, o Conselho Federal de Contabilidade aprovou a lei 803/96 que regulamenta o Exercício do Profissional da Contabilidade. Na resolução do CFC,Art. 1º diz categoricamente:“Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional.”
Partindo desse pressuposto, o código de ética propôs ao