Introdução à Tecnologia dos Nãotecidos
ABNT
Conforme a norma NBR-13370, nãotecido é uma estrutura plana, flexível e porosa, constituída de véu ou manta de fibras ou filamentos, orientados direcionalmente ou ao acaso, consolidados por processo mecânico (fricção) e/ou químico (adesão) e/ou térmico (coesão) e combinações destes.
O nãotecido também é conhecido como nonwoven (inglês), notejido (espanhol), tessuto nontessuto (italiano), nontissé (francês) e vliesstoffe (alemão). Nãotecido Tecido plano
TEXTILE ORGANON
Nãotecidos são têxteis produzidos a partir de mantas fibrosas estendidas (paralela, cruzada ou aleatóriamente), e ligadas pela aplicação de adesivos ou pela utilização de fibras termoplásticas sobre calor e pressão.
ASTM (American Society for Testing and Materials)
(Comissão D-13 – Materiais Têxteis)
Nãotecidos são têxteis produzidos a partir de manta cardada ou manta de fibra consolidada por adesivos.
EDANA (1980)
Nãotecidos são folhas manufaturadas, mantas ou pastas (colchão) de fibras orientadas direcionalmente ou aleatoriamente, produzidas e ligadas por meios mecânicos, químicos ou físicos (excluem-se os processos de tecelagem, tricotagem, tufagem) etc.
ORIGEM DA TECNOLOGIA
A tecnologia utilizada para a fabricação dos nãotecidos fez uso de três tecnologias convergentes para que os desenvolvimentos chegassem a um material que atendesse as expectativas do mercado têxtil.
LIMITAÇÕES DA DEFINIÇÃO
Dentro de cada tecnologia convergente o nãotecido absorveu uma parcela, tendo uma maior absorção dentro da tecnologia do plásticos devido a uma maior utilização de fibras e/ou filamentos termoplásticos. HISTÓRICO DOS NÃOTECIDOS
Segundo estudiosos, os nãotecidos começaram a surgir na década de 30, com as primeiras pesquisas e experiências para fabricação deste produto a base de celulose consolidada com látex.
Mas a coisa pode ser ainda mais antiga. Muitos historiadores afirmam