Geossintéticos
APRESENTAÇÃO
Os Geossintéticos, em particular os Geotêxteis, têm sido utilizados no Brasil em milhares de obras de engenharia civil/geotécnicas, com desempenho impar e relação custo/benefício muito favorável e em alguns casos, tornando esses produtos praticamente indispensáveis.
As aplicações são muitas, sejam em drenagens profundas e subsuperficiais, canalizações, aterros sobre solos moles, pavimentações, muros de contenção, barragens, controle de erosão, áreas verdes, áreas de esporte, reforços de fundações e muitas outras.
Entretanto, muitas vezes sua potencialidade e utilização vêm sendo preteridas pela comunidade técnica e de usuários, especialmente os novos profissionais; acredita-se que devido à pouca informação e divulgação desses produtos.
Com o objetivo de ampliar o desenvolvimento tecnológico dos geotêxteis, foi criado o Comitê Técnico Geotêxtil (CTG) da ABINT Associação Brasileira das
Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos, formado pelas empresas associadas
Amoco do Brasil Ltda., Bidim BBA Nonwovens, Ober S/A Indústria e Comércio, e
Indústria de Feltros Santa Fé S/A, que entre outros trabalhos criou este Curso Básico de Geotêxteis, escrito pelo engo José Carlos Vertematti, experiente profissional e um dos pioneiros na atuação no mercado de Geossintéticos do Brasil.
O Curso Básico de Geotêxteis procura em uma linguagem simples, porém técnica, apresentar a tecnologia de utilização dos Geotêxteis, para o público técnico usuário e especificador em geral, mas enfocando fortemente o estudante das escolas de engenharia, arquitetura e cursos técnicos.
O CBG pode ser utilizado como texto básico nos cursos de graduação das escolas de engenharia, arquitetura e cursos técnicos, para os quais sugerimos que os capítulos A, B, C e D sejam apresentados dentro da disciplina de Materiais de Construção, e sua íntegra ou os capítulos E e F, nas disciplinas de
Mecânica dos Solos, ou ainda em