Frequência cardíaca
CENTRO CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA
Disciplina de Fisiologia Animal Comparada
VARIABILIDADE DE FREQUÊNCIAS CARDÍACA ENTRE PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS E NÃO PRATICANTES
É perceptível no cenário mundial uma grande preocupação com as doenças cardiovasculares, tendo como a atividade física uma forma de diminuir este caos mundial. Uma forma prática de averiguar a situação cardíaca é a Frequência Cardíaca (FC). A freqüência cardíaca é medida pelo o número de vezes que o coração bate por minuto. Pode ser sentida através do punho, pescoço, tórax, orelha e dedo e ser medido por meio de estetoscópio, frequêncímetros. Há ainda monitores que são partes de aparelhos de ginástica. Com base nisso criou-se uma hipótese de que pessoas praticantes de atividades físicas possuem FC menor que os não praticantes.
Métodos
A avaliação foi feita em 40 voluntários, todos estudantes do Campus de Alegre da Universidades Federal do Espírito Santo. Sendo divididos em dois grupos. Para ter uma melhor conclusãoe também igualitária das FC, estabeleceu-se alguns critérios. A FC foi medida manualmente com o auxílio de cronômetro, sendo repetido este processo três vezes em cada voluntário. Após essa etapa fez-se a média individual dos voluntários e também a média dos dois grupos.
Resultado e Discussão
Com base nos critérios avaliativos e na apuração das frequências de ambos os grupos, pode-se obter as seguintes resultados: Média da FC de praticantes de atividades físicas teve o resultado de 69 bpm, já o grupo de sedentários obteve a média de 80bpm.
Discussão
Com base nos dados obtidos pode-se concluir que a hipótese é verdade. Onde a Frequência Cardíaca dos voluntários praticantes de atividades físicas teve o valor de 69 bpm, sendo menor que a dos voluntários não praticantes que obtiveram média de 80