Introdução à tecnologia das construções
Desde os tempos remotos até aos dias de hoje, o Homem tem vindo a construir seus abrigos (simples moradias ou edifícios), obras de arte (monumentos, torres, túneis...), vias de acesso (estradas, pontes), obras hidráulicas (barragens), entre outros.
Com o andar do tempo e com a experiência adquirida em cada construção, houve a necessidade de melhorar a metodologia, a forma de construir cada tipo de obra, para melhorar a qualidade da obra no final da construção, durabilidade, e outros aspectos relacionados com o bom funcionamento da mesma. Para tal melhoria foram usadas as tecnologias que foram surgindo como resultado de investigações, que foram e continuam a ser efectuadas nas várias àreas da construção.
No presente trabalho iremos abordar e desenvolver o conceito de Tecnologia das Construções, bem como dos Equipamentos usados para a Construção Civil.
Definição de “Tecnologias das Construções”
A tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e envolve ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como a caldeira automatizada de combustão e fermentação das frutas respectivamente, até as ferramentas e processos mais complexos de sistemas de máquinas já criados pelo homem.
A principal vantagem do avanço da tecnologia é reflectida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e consequentemente, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade. As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens. De entre estas, podemos citar a poluição, o desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, agricultura e no comércio.
Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser as ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas, as técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, um método de construção e trabalho, etc, dependendo da