INTRODUZINDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Dedicamos este trabalho aos nossos familiares, amigos e tutora, que estiveram presentes durante nossa jornada acadêmica, colaborando sempre para o êxito de nossa formação profissional.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a DEUS por nos possibilitar a vida e a realização deste sonho.
Aos nossos familiares e amigos que estiveram ao nosso lado, nos incentivando a continuar sempre.
A nossa tutora pela dedicação e auxílio no transcorrer de todo percurso.
Infância
Aninha pula amarelinha
Henrique
brinca de pique
Marília
de mãe e filha
Marcelo
é o rei do castelo
Mariazinha
sua rainha
Carola
brinca de bola
Renato
de gato e rato
João
de polícia e ladrão
Joaquim
anda de patins
Tieta
de bicicleta e Janete de patinete
Lucinha!
Eu estou sozinha.
Você quer brincar comigo? Sonia Miranda
RESUMO
Este estudo aborda como tema central como introduzir brinquedos e brincadeiras na proposta pedagógica da Educação Infantil. Tem como objetivo analisar e compreender a respeito da relação existente a utilização dos brinquedos e brincadeiras na sala de aula e a construção do conhecimento.
A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica que permite um maior conhecimento sobre o assunto. No decorrer dos capítulos , o texto enfoca a real função dos brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil e também aborda o papel do educador como mediador desse processo. Descreve quais brinquedos e brincadeiras mais adequados a cada faixa etária e apresenta sugestões de atividades. Como consideração final tem-se que o presente estudo encontrou as respostas para as questões e hipóteses levantadas, oferecendo subsídios aos professores de como trabalhar os brinquedos e as brincadeiras na Educação Infantil, resgatando-os como metodologia que levam ao desenvolvimento.
Palavras chaves: brinquedos, brincadeiras, educação infantil, proposta pedagógica.