Individual 5 Semestre
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................03
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................05
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................09
1. INTRODUÇÃO
Segundo O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998, p.21): Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.
Num simples ato de brincar a criança se comunica e se expressa sua forma de representação da realidade para o mundo. Nessa brincadeira, a criança desenvolve algumas capacidades importantes, como a atenção, a imitação, a memorização, a imaginação, amadurecendo também algumas capacidades de se interagir no meio em que vive.
O ato de brincar pode auxiliar no processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. A proposta do lúdico vem promover uma alfabetização significativa na prática educacional, incorporando o conhecimento através das características do conhecimento do mundo um espaço de socialização, de construção que desenvolve a aprendizagem na criança.
Associar a educação da criança ao jogo não é algo novo. Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo tempo. A relação entre o jogo e a educação são antigas, Gregos e Romanos já falavam da importância do jogo para educar a criança.
Infelizmente sabemos que as famílias de hoje encontra-se absolvidas pelo trabalho, preocupados com o sustento dos filhos, e como consequência pais e filhos não tem tempo para lazer