brincadeiras
1 INTRODUÇÃO 3
2 Referencial teórico 4
3 conclusão 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo elaborar jogos para serem aplicados com alunos da Educação Infantil e que possam contemplar as disciplinas ministradas no semestre.
Dividido em quatro etapas: 1ª Etapa: Apresentação de uma pesquisa bibliográfica de até 1 página sobre a importância dos jogos na Educação Infantil. E na 2ª Etapa: Em seguida, construam um jogo para ser aplicado. 3ª Etapa: Aplicar o jogo com um grupo de crianças selecionadas na Escola na qual aplicamos o estágio, sem identificá-las pelo nome no trabalho. 4º Etapa: Resultados obtidos. Escrevendo neste item final um relato de como se deu o desenvolvimento do jogo, apresentando se houve dificuldades e quais as contribuições.
Para desenvolvermos o trabalho que aponta qual o grau de importância que o jogo ocupa no desenvolvimento infantil, nos apoiamos em estudiosos que abordam a teoria sócio interacionista do desenvolvimento e a importância do brincar nesse desenvolvimento. Esclarecendo a importância de se planejar momentos onde a criança possa brincar em sua rotina escolar, mas não para matar o tempo ou qualquer coisa parecida e sim como recurso didático que auxilia de maneira rica o desenvolvimento das crianças.
A partir daí, também podemos esclarecer a necessidade do professor se preocupar com o tema brincar na constante atualização dos seus conhecimentos.
2 Referencial teórico
2.1 da importância dos jogos na Educação Infantil
O desenvolvimento potencial refere-se àquilo que a criança é capaz de fazer, mas ainda necessita da ajuda de alguém mais experiente, através da colaboração, do diálogo, da imitação, da experiência compartilhada e das pistas que lhe são fornecidas.
A zona de desenvolvimento proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, que