Graduação
É importante que no ambiente escolar característico da educação infantil, a criança esteja em constante processo de aprendizagem, e desenvolvimento de suas coordenações motoras, lateralidade, linguagem e percepções. Pensando nesses conceitos é imprescindível que o professor em sua prática pedagógica utilize como recurso o lúdico envolvendo-o com os eixos de leitura (linguagem oral e escrita), brincadeiras (movimentos corporais) e a musicalidade na sala de aula.
Observando a necessidade do incentivo a leitura, bem como o resgate a brincadeiras tradicionais, cantigas de rodas, parlendas, trava-linguas, e também maior envolvimento entre professor e aluno nas atividades, despertou -se o interesse em desenvolver com a turma da pré escolar II (5 anos) projeto que contemplasse tais conceitos acima citados. Oportunizando aos educandos momentos de leitura, conto e reconto de historias, para o desenvolvimento de habilidades de linguagem e escrita através de desenhos.
A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É um modo de representação do real. Através de um "fingimento", o leitor re-age, re-avalia, experimenta as próprias emoções e reações. (GOES,1990, p. 16)
Umas das formas de leitura para crianças que ainda não se apropriaram da leitura de letras e palavras, é a leitura de mundo, é feita a codificação antes mesmo do processo de alfabetização propriamente dito. Estimular e criar momentos prazerosos em sala de aula para que os mesmos desenvolvam tais habilidades é de extrema importância a prática pedagógica do educador comprometido com a construção do sujeito critico e atuante para convívio em sociedade. A brincadeira também esta presente na proposta do trabalho, pois dentro desses momentos que fazem fazer do universo infantil, a criança desenvolve capacidade