Introdu o
Expansão Marítima um movimento que ocorreu na Europa, a partir do século XV,quando países europeus lançaram-se na conquista dos mares.
Vários fatores estimularam a conquista dos mares,entre eles a catequese,pois a Igreja Católica desejava conquistar novos fieis para compensar as perdas com a Reforma Protestante.
Além disso, as tecnologias de navegações estavam em grande grau de avanço. Alguns inventos, como bússola, astrolábio e a caravela tornavam as viagens mais seguras.
Os reis desejavam conquistar novas terras, base do mercantilismo europeu na época. A criação de colônias podia significar aumento das riquezas e a possibilidade de acumular metais preciosos.
Enfim, podemos destacar a busca por especiarias, ou seja, temperos como canela, cravo e pimenta-do-reino que custavam caro e foi uma das principais causas da expansão marítima.
No decorrer do século XV,as rotas mais conhecidas para buscar especiarias eram a rota por terra ou via Mar Mediterrâneo.
A rota por terra era dominada, geralmente, por árabes muçulmanos.Além disso, o percurso era muito grande, o que desestimulava a burguesia.
A rota pelo Mar Mediterrâneo era dominada pelos italianos especialmente as cidades marítimas de Gênova e Veneza.
Assim,cabia aos navegadores buscar uma rota alternativa. A escolha foi o Oceano Atlântico.
Navegar no Oceano Atlântico não era tarefa fácil. Este oceano era conhecido como Mar Tenebroso, pois havia a ideia de que era habitado por monstros marinhos.
Além disso, alguns acreditavam na ideia da Terra Plana. Assim, em determinado ponto da viagem, as embarcações cairiam em um abismo sem fim.
Além das superstições, os navegadores enfrentavam outras ameaças. Problemas como fome, sede, doenças, tempestades e até motins ofereciam perigos reais.Desta forma, das embarcações que partiam, poucas retornavam.
http://www.slideshare.net/michelcg/resumo-sobre-expanso-martima-1513418