INTRODU O
Neste trabalho iremos relatar sobre a bioconstrução, que vem a ser o uso de materiais que causam baixo impacto ambiental, para construção de ambientes sustentáveis. Dessa maneira podemos utilizar materiais reciclados, resíduos e o máximo de recursos que temos ao entorno dessa obra, priorizando sempre a menor degradação possível ao ambiente.
Dentre os temas abordados na bioconstrução vamos destacar alguns pontos, como: telhado verde, tinta mineral natural, energia fotovoltaica e concreto permeável.
TINTA MINERAL NATURAL
A crescente busca para sempre causar um maior bem estar, e conforto no ambiente na qual iremos habitar, fez com que pesquisas realizadas mostrassem que a tinta que usamos para dar um toque de cor especial aos ambientes, que por sua vez é derivada do petróleo tem uma substância chamada COV’s (compostos orgânicos voláteis), na qual é conhecida pelo seu alto potencial cancerígeno presente em tintas e vernizes, principalmente nos de baixa qualidade encontrados no mercado.
Essas tintas que tem a presença da substância COV’s liberam hidrocarboneto aromáticos, que por sua vez agridem a camada de ozônio, prejudicando tanto quem fez a aplicação da mesma, quanto quem irá utilizar o ambiente, mesmo que não conseguimos perceber essa substância, ela pode demorar até um ano para ser eliminada do ambiente aplicado, principalmente se esse local tiver baixa ventilação.
Com isso a indústria veio a desenvolver as Tintas Minerais Naturais, que seriam uma grande alternativa, pois além delas não possuíram a substância COV’s, elas também são de origem natural como já é citado na denominação delas, não tendo em sua composição materiais sintéticos ou insumos derivados de petróleo.
Para a verificação e consideração das tintas se elas são ecológicas ou não, existem normas internacionais, como a DIN 55649, e os sistemas de rotulagem ambiental (selos verdes), que são responsáveis por averiguar as informação constantes nos rótulos e assim fazerem a