Introdu O
As bombas hidráulicas são equipamentos rotativos utilizados para converter energia mecânica em energia hidráulica (vazão) em fluidos pressurizados, podendo aumentar sua velocidade (energia cinética) com objetivo de efetuar ou manter o deslocamento de um liquido por escoamento.
A ação mecânica cria um vácuo parcial na entrada da bomba, permitindo que a pressão atmosférica force o fluido do tanque, através da linha de sucção, a escoar. A bomba, por sua vez, passará o fluido para a abertura de saída, forçando-o sob pressão através do sistema hidráulico.
Em um projeto de uma bomba hidráulica, deve-se sempre considerar o volume de descarga e a pressão.
As bombas fornecem a pressão necessária a um líquido para vencer a resistência ao escoamento num sistema de tubagens. Deve-se lembrar que a bomba fornece fluxo (vazão) e não pressão.
Os líquidos usados nas industrias químicas diferem consideravelmente em propriedades físicas e químicas e foi necessário criar uma grande variedade de equipamentos de bombeamento.
A escolha de uma bomba para uma determinada operação é influenciada pelos seguintes fatores:
A quantidade de líquido a transportar.
A carga contra a qual há que bombear o líquido.
A natureza do líquido a bombear.
A natureza da fonte de energia.
Se a bomba é utilizada apenas intermitente.
Deve-se ponderar o custo e a eficiência mecânica da bomba e pode ser vantajoso escolher uma bomba barata e pagar maiores custos de substituição e manutenção do que instalar uma bomba muito cara de alta eficiência.
Bomba Centrifuga
As bombas Centrifugas são aquelas em que a energia fornecida ao liquido é primordialmente do tipo cinética, sendo posteriormente convertida em grande parte em energia de pressão. Nas bombas centrifugas a movimentação do liquido é produzida por forças desenvolvidas na massa liquida pela rotação de um rotor. Este rotor é essencialmente um conjunto de palhetas ou de pás que impulsionam o liquido. O rotor pode ser aberto, fechado ou semi aberto.