O Que Globaliza O
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e económica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenómeno que criou pontos em comum na vertente económico-social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras geraram uma expansão capitalista onde foi possível realizar transacções financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.
O complexo fenómeno da globalização teve início na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial.
As inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizada.
Vantagens e Desvantagens da Globalização
Hoje em dia na sociedade é possível encontrar diversos factores que proporcionam diversas mudanças no dia-a-dia e nos aspectos de todo o mundo. Além disso, tais factores também podem causar benefícios e muitas vantagens e ao mesmo tempo também pode vir a nos causar diversos aspectos negativos, ou seja, a desvantagem de tais factores. Um dos factores que mais influencia na sociedade moderna é a globalização. Como o seu próprio nome já diz a globalização é um fenómeno social no qual o mesmo abrange uma escala global, dessa forma, originando o termo “globalização”. Globalização é resultado de uma integração mundial, ou seja, uma integração de caráter global no qual a mesma se divide em aspectos económicos, culturais e políticos.
Desvantagem objectiva
Os coordenadores da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), em Mato Grosso, senador eleito