Globaliza O
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GLOBALIZAÇÃO
SUZANO
2013
FACULDADE UNIDA DE SUZANO – UNISUZ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GLOBALIZAÇÃO
Pesquisa apresentada para obtenção de nota parcial na disciplina de Economia do Curso de Administração da Faculdade Unida de Suzano – UNISUZ sob a orientação do prof.
SUZANO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
História 4
Vantagens e desvantagens 5
Blocos Econômicos 5
Vantagens 6
Desvantagens 6
Principais blocos econômicos 6
Mercosul 6
União Europeia 6
Nafta 6
Alca 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
INTRODUÇÃO
Globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo é uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias mais ou menos quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu bastante.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, sabendo que o consumo interno encontrava-se saturado.
A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista tornou-se essencial no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.
A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.
As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.
O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os