GLOBALIZA O
Ana Laura Destro N° 02
Daniel Vieira Antunes N° 05
Gabriela Monteiro Dalla Vecchia N°
10
Giovanna Carolina N°11
Nathália Alegra N°34
Nicole Ketlyn N° 35
Vinícius Appolinário N° 43
CONCEITO
Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. ORIGENS DA GLOBALIZAÇÃO E SUAS
CARACTERÍSTICAS
Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos
XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas, porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética.
A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Uma característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias.
Para facilitar as relações econômicas, as instituições financeiras
(bancos, casas de câmbio, financeiras) criaram um sistema rápido e eficiente para favorecer a transferência de capital e comercialização de ações em nível mundial. Investimentos, pagamentos e transferências bancárias, podem ser feitos em questões de segundos através da Internet ou de telefone celular.
Atualmente, os tigres asiáticos (Hong Kong, Taiwan, Cingapura e
Coreia do Sul) são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de desenvolvimento econômico e social.
Blocos Econômicos e
Globalização
Dentro deste processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Neste contexto, surgiram a União
Europeia, o Mercosul, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec.
Estes blocos