INTRODU O
O presente trabalho tem como objetivo apresentar breve análise da teoria de Jean Piaget e suas características, os estágios de pensar e agir, bem como os processos adaptativos e organizacionais da atividade intelectual.
O trabalho ressalta ainda por meio de exemplificação como a teoria do construtivismo pode ajudar no processo ensino-aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Sintetizar a teoria de Jean Piaget não é um trabalho simples, pois sua obra é bastante extensa. Desde cedo Piaget evidenciou sua habilidade de observação e, trabalhou incansavelmente para descrever o processo de desenvolvimento da inteligência comprovando sua tese, na qual seus próprios filhos serviram de bases para seus estudos.
Antes de qualquer coisa é importante esclarecer que o construtivismo não é um método ou uma técnica de ensino-aprendizagem, mas sim uma teoria. Teoria essa que preocupasse em desvendar os processos dos pensamentos do homem.
Para Piaget o pensamento está no sujeito, não é inato, é fundamentalmente construído na interação homem-objeto, quanto mais complexa for a interação, mais inteligente será o indivíduo. Dessa forma, as pessoas se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos proporcionados pelos ambientes que o cercam. Vale então destacar que a inteligência pode ser exercitada o que ocasionaria uma evolução.
A teoria construtivista revela que para que haja um conhecimento novo deve haver um conhecimento anterior, esse processo é realizado através de fatores hereditários, maturacionais e do ambiente.
Alguns princípios são importantes para compreensão da teoria, são eles: organização e adaptação. Enquanto a organização é responsável por ordenar, combinar, reorganizar os pensamentos e ações (esquemas), a adaptação seria a absorção de novos esquemas de maneira a agrega-los de maneira harmoniosa. Na adaptação há dois mecanismos que embora distintos sejam indissociáveis e se completam: assimilação e acomodação.
A assimilação consiste na