Introdu O
O aumento da concorrência no atual mercado tem feito com que as empresas enfrentem o desafio de reduzir custos, tempos de entrega, estoques e preços, ao mesmo tempo em que aumentam a customização, a flexibilidade e a agilidade para se tornarem preferencial. Neste contexto, o gerenciamento da cadeia de suprimentos, denominado Supply Chain Management (SCM), assume a importância estratégica. Apesar dos diversos benefícios associados ao SCM, sua implementação não é fácil de ser concluída, implicando em grandes desafios tanto internos quanto externos às empresas.
O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Supply Chain Managment, apresenta-se como uma ferramenta de gestão estratégica que irá definir novos caminhos para este cenário, possibilitando ao nosso país o crescimento econômico que possibilitará sua inserção efetiva na nova realidade do mercado mundial.
O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicações vem derrubando barreiras e trazendo uma nova configuração ao modelo de gestão de negócios das empresas, possibilitando ligações que formam verdadeiras redes de negócios sem fronteiras. Tudo isso levou a um aumento da competição entre as empresas de várias nacionalidades por mercados agora mais amplos.
A empresas precisam buscar formas mais criativas de atender às necessidades de seus clientes. Cadeia de suprimentos passou a ser parte essencial da boa gestão de negócios, pois não basta a eficiência interna num mercado cada vez mais interligado. Isso levou a uma conscientização dos empresários quanto à importância do gerenciamento da cadeia de suprimentos.
O esforço de coordenar os diversos canais de distribuição, por meio da integração de processos de negócios, interligando seus participantes através da administração compartilhada de processos-chave, envolvendo desde o consumidor final até o fornecedor, denomina-se Supply Chain Management (SCM). Apesar dos vários benefícios que podem ser alcançados pela implementação do SCM, poucos são as