INTRODU O
Este texto possui três finalidades básicas.A primeira é a apresentação, no contexto de análise do autor, das partes integrantes de todo e qualquer estudo de administração.A segunda finalidade é apresentar a forma de estruturação geral das escolas e teorias da administração.
A terceira finalidade é apresentar algumas tendências de administração provocando debates.
Lendo este capítulo será possível conhecer importantes questões como:
As partes integrantes que devem ser consideradas nos estudos da administração.
Como essas partes influenciam o estudo da administração nas organizações.
Qual a forma ideal de se estruturarem as escolas e teorias da administração, para facilitar o entendimento conceitual e a aplicação prática nas organizações.
2. PARTES INTEGRANTES DO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO
O estudo da administração nas organizações possui alguns aspectos que devem ser considerados:As abordagens da administração, que orienta o processo de incorporação das questões administrativas pelas pessoas e pelas organizações correspondendo ao entendimento do que e administração.
As premissas da administração correspondem ao estudo de todas as questões administrativas das organizações. (Prática e Teoria).
Os princípios da administração representam os aspectos básicos que devem ser considerados em todo estudo e aplicação das questões administrativas.
As características da administração identificam realidades gerais e abrangentes do processo administrativo nas organizações.
As funções da administração, correspondem às partes básicas da administração que tem forte influência, de forma interativa, no processo administrativo das organizações.
As essências da administração, correspondem à administração focada nos indivíduos que fazem parte das organizações.
3.ABORDAGENS DO CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO Ao analisarmos podemos entender que a administração pode ser considerada uma ciência, uma arte, mas o mais importante é que ela resulta em uma profissão. A