Introdu O
A Leucemia é uma neoplasia que afeta os glóbulos brancos. Normalmente, o número de glóbulos brancos produzidos está em equilíbrio com os que vão morrendo, de tal modo que existem sempre glóbulos brancos em quantidades suficientes no organismo como defesa contra infecções.
Todas as formas de neoplasias partilham a mesma característica – uma alteração no controlo normal da divisão, crescimento e diferenciação celular, que conduz na grande maioria dos casos a transformações malignas.
O risco de desenvolver a maioria de tipos de cancro pode ser reduzido com mudanças no hábito de vida, por exemplo, deixar de fumar e ter cuidado com a alimentação. As manifestações clínicas são muito diversas já que pode aparecer em cada órgão ou tecido do organismo: existem mais de 70 tipos de cancro. Hoje em dia milhões de pessoas são sobreviventes ou ainda vivem com alguma forma de cancro. Quanto mais cedo se faz o diagnóstico e se inicia o tratamento, maiores as hipóteses de sobrevivência e de cura.
TIPOS DE LEUCEMIA
As leucemias estão divididas em 4 grupos conforme são classificadas em crônicas ou agudas, mielóides ou linfocíticas segundo a sua evolução clínica. E são ainda subdivididas em relação ao tipo de células que prolifera, de forma a tornar-se mais fácil estabelecer prognósticos e o tratamento mais adequado a cada paciente.
LMA – Leucemia Mielóide Aguda
Tipo de câncer nas células do sangue e na medula óssea, região em que as células do sangue são produzidas. Esse tipo de leucemia ataca as células mielóides, que normalmente se desenvolvem formando alguns tipos de glóbulos brancos, que funcionam na defesa do nosso corpo, principalmente contra infecções.
O quadro é chamado de agudo por ter uma progressão muito rápida dessas células sanguíneas imaturas, logo atingindo outras estruturas como os nódulos linfáticos, fígado, baço, cérebro, medula espinhal e testículos.
LMC – Leucemia Mielóide Crónica -
LLA - Leucemia Linfocítica Aguda
LLC - Leucemia