A Homeopatia Para Os Animais
INTRODUÇÃO
Originada na Alemanha por Hahnemann há mais de duzentos anos, a homeopatia agilmente conquistou o mundo todo. Na América do Sul, a medicina homeopática humana logo foi oficializada e apresenta alto padrão de qualidade. Na América do Norte e na maioria dos países europeus, é reconhecida e amplamente adotada e vem se disseminando pela Oceania, África e Oriente Médio.
A medicina homeopática foi inserida no Brasil em 1840, tendo sido prontamente assimilada e posteriormente implantada com sucesso na rede pública hospitalar, tornando nosso país um dos líderes na utilização desta terapia.
Na mesma época em que iniciaram os estudos da homeopatia médica, Hahnemann disse ao curar seu próprio cavalo: “se as leis que proclamo são as da Natureza, elas serão válidas para todos seres vivos”.
A Homeopatia em Veterinária foi iniciada aplicada por seu próprio criador, Hahnemann que, em 1815. Sendo reconhecida como especialidade em 1996, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.
A Homeopatia na Veterinária
A homeopatia é uma terapia característica de estímulo do organismo doente, na qual a seleção do medicamento é feita de acordo com os sintomas do caso. Assim, consideram-se especialmente as causas, o desenvolvimento da doença, a forma do adoecer, as circunstâncias concomitantes, bem como as características do organismo doente.
A eficiência da homeopatia se fundamenta em seus princípios básicos estabelecidos desde a época de seu fundador Christian Samuel Hahnemann. O essencial da homeopatia foi publicado em 1810 por Hahnemann em seu livro: Órganon da arte de curar, que contém suas ideias principais.
A medicina homeopática tem sido utilizada como uma alternativa aos tratamentos convencionais. O tratamento homeopático das doenças é baseado no princípio ou “lei dos semelhantes”, o qual envolve o tratamento da doença ou do sintoma com pequena quantidade de compostos que causam sintomas semelhantes quando administrado em altas