Homeopatia veterinária
Uma alternativa de tratamento para um grande número de problemas que acometem os animais.
Seu tratamento baseia-se na utilização de medicamentos homeopáticos que serão indicados com a finalidade de tratar o organismo como um todo e não apenas sintomas isolados.
A Homeopatia Veterinária na atualidade
Após muitos anos na semi-clandestinidade, exercida por alguns profissionais ( médicos, em sua maioria ), a partir da década de setenta a Homeopatia foi elevada à categoria de especialidade médica.
Em seguida, foram criados cursos de Homeopatia para veterinários. Antes dessa época, aqueles veterinários que exerciam a Homeopatia o faziam de forma autodidata.
Atualmente, existem alguns bons cursos de Homeopatia para veterinários no Brasil, cursos esses avaliados pela AMVHB - Associação dos Médicos Veterinários Homeopatas Brasileiros, entidade que obteve uma grande vitória no ano de 2000, ao conseguir junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária o reconhecimento da Homeopatia como especialidade Médico-Veterinária., concedendo o título de Especialista àqueles veterinários homeopatas que forem aprovados no exame aplicado pela AMVHB – Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira .
A Prática da Homeopatia na Medicina Veterinária
A Homeopatia prioriza o tratamento de cada organismo como único, respeitando as suas particularidades.
Com base nessa premissa, a conduta do médico veterinário homeopata é a de individualizar o paciente, buscando ao máximo todos aqueles sintomas raros, estranhos e peculiares apresentados na moléstia, entendendo que o que é digno de curar é o doente e não a patologia propriamente dita.
Em decorrência desse fato é que a maioria dos médicos veterinários homeopatas atuam na clínica de pequenos animais. Historicamente, quando um proprietário vem procurar o atendimento por Homeopatia para o seu animal, o faz por ter esgotado todos os recursos em alopatia. São, geralmente, casos crônicos