Trabalho Terminar Memoria
Um conceito bem técnico
Dual Channel é o recurso que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente. As memórias trabalham simultaneamente e fornecem o dobro da largura de dados do barramento. O comum das memórias DDR é trabalhar com a incrível quantidade de 64 bits, mas com o recurso Dual Channel, este valor “dobra” e fica em 128 bits.
___
Responsável pelo armazenamento dos dados da máquina que serão enviadas aos processadores, as memórias atendiam perfeitamente as necessidades das CPU’s. No entanto, com a intensa evolução da informática e o aumento da velocidade dos processadores atuais, a habilidade de um sitema em trocar e informações com as unidades de processamentos – e tratá-las -, ficou mais rápida do que o suportado pelas memórias, comprometendo a agilidade dos computadores. Para solucionar o impasse, foi desenvolvida a tecnologia Dual Channel, capaz de aumentar a largura da banda de memória, através de canais duplos de pentes de memória, inseridos na placa mãe.
O recurso possibilita a geração de um novo caminho para transmissão de dados da memória ao processador e vice versa, atingindo o dobro da velocidade de comunicação entre a memória RAM e o processador ou chipset. No entanto, o Dual Channel só funciona com a utilização de canais pares de memória, que devem ter tamanho, frequência e temporizações idênticas.
___________________________________ Triple channel
A tecnologia Triple Channel é uma solução encontrada por várias empresas de informática para possibilitar o aumento do desempenho dos computadores por meio de uma melhoria na velocidade das memórias, que se tornam três vezes mais rápidas que o padrão DDR, visto que essas nunca alcançavam a velocidade obtida pelas CPUs.
Antes da Triple Channel, a primeira solução foi a Dual Channel, que consistia em dobrar a capacidade de transferência de uma memória DDR. As memórias DDR2 conseguem, portanto transferir no limite de 17.066 MB/s,