Aula5 SO
Sistemas Operacionais I
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL - FERP
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
Campus Volta Redonda Av. Gov. Luis Monteiro 81
Aterrado Volta Redonda RJ Tel.: (24) 3347-4100 www.ugb.edu.br
ESCALONAMENTO EM SISTEMAS EM LOTE
Passaremos a analisar alguns tipos (algoritmos) de escalonamento específicos. Iniciaremos pelos algoritmos usados em sistemas em lote. Em seguida, veremos sistemas interativos e de tempo real. Convém ressaltar que alguns algoritmos são usados tanto em sistemas em lote quanto em sistemas interativos.
1. Primeiro a chegar, primeiro a ser servido (FCFS – first come, first served)
Com esse algoritmo, a CPU é atribuída aos processos na ordem em que eles a requisitam.
Basicamente, há uma fila única de processos prontos. Quando o primeiro job entra no sistema, é iniciado imediatamente e autorizado a executar por quanto tempo queira. A medida que chegam os outros Jobs, eles são encaminhados para o fim da fila. Quando o processo em execução é bloqueado, o primeiro processo na fila é o processo a executar. Quando um processo bloqueado fica pronto – assim como um job que acabou de chegar –, ele é posto no fim da fila.
Vantagem – fácil de entender e igualmente fácil de programar.
Com esse algoritmo, uma única lista encadeada controla todos os processos prontos. Adicionar um novo job ou um processo desbloqueado requer apenas a inserção dele no final da fila.
Desvantagem – imagine um processo orientado a computação que execute durante um segundo por vez e muitos outros processos orientados à E/S que usem pouco tempo de CPU, mas que precisem realizar, cada um, mil leituras de disco antes de terminar. O processo orientado a computação executa por um segundo e então lê um bloco de disco (bloqueia). Com esse processo bloqueado à espera de E/S, todos os outros processos orientados à E/S executam e iniciam as leituras de disco. Quando o processo orientado a computação obtém seu bloco de dados (desbloqueia), ele executa por mais um