Introdu O
A disciplina de Máquinas Elétricas e Acionamentos nos expõem a avançados sobre motores e transformadores.
Este trabalho terá em sua essência, o emprego dessas tecnologias e também o seu funcionamento, levando em conta tudo o que foi absorvido durante o curso de engenharia de controle e automação.
Nos dias atuais podemos ver largamente o emprego e o uso dos motores e transformadores, sendo eles muitos utilizados em conjunto, além de fazerem parte fundamental do curso em questão. Quando falamos em engenharia de controle e automação, podemos concluir que o profissional em questão possui um grande conhecimento em geradores de tensão, funcionamento de motores, transformadores e acionamento.
Podemos atribuir como tecnologia importante e que caminha junto a máquinas elétricas, a Eletrônica de Potência. Assim como máquinas elétricas, a eletrônica de potência, também será apresentada no circuito que será comentado.
Eletrônica de potência é a área da eletrônica que se ocupa do processamento da energia elétrica visando obter maior eficiência, menor perda nos processos de conversão de energia e qualidade de energia limpa em termos de impacto ambiental. Os métodos empregados na eletrônica de potência baseiam-se na utilização de dispositivos semicondutores operados em regime de chaveamento para realizar o controle do fluxo de energia e a conversão de formas de onda de tensões e correntes entre fontes e cargas.
Os componentes eletrônicos utilizados na eletrônica de potência são normalmente operados apenas no modo de chaveamento (liga / desliga), sendo geralmente otimizados para este tipo de operação.
Explanação dos componentes utilizados no circuito
Transformadores
Um transformador ou Trafo como nome já diz, é um dispositivo que tem como funcionalidade transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões e correntes.
Um transformador é formado basicamente de enrolamento e núcleo (Figura 1)
Enrolamento - O enrolamento