Introdu O
O câncer de próstata é o câncer mais prevalente no homem em todo o mundo e a causa principal de morte. O Instituto Nacional do Câncer (2009) afirma que, o número de casos novos de câncer de próstata estimado para o Brasil no ano de 2010 será de 52.350. Estes valores correspondem a um risco estimado de 54 casos novos a cada 100 mil homens. Em 2013, eram esperados 236.240 casos novos de câncer para o sexo masculino e estima-se que os tumores mais incidentes para o sexo masculino serão devidos ao câncer de pele não melanoma (53 mil casos novos), seguindo pelos tumores de próstata (52 mil) O câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando a cerca de 10% do total de câncer. Mais do que qualquer outro tipo de câncer, este é considerado o câncer da terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A mortalidade por câncer de próstata é relativamente baixa, o que reflete, em parte, seu bom prognóstico quando diagnóstico e tratato oportunamente. A sobrevida média mundial estimada em cinco anos é de 58%. Nos países desenvolvidos, essa sobrevivência passa para 76% e nos países desenvolvidos 45%.
1.1 Problema Rejeição dos homens à realização do exame transretal na cidade de Fortaleza-CE, no bairro João XXIII.
1.2 Pergunta de partida De que forma a rejeição acerca do exame transretal prejudica o homem?
1.3 Hipótese
Prejudica pelo fato de que ao se recusar a realizar o exame transretal, pode haver o câncer e o paciente não tomará conhecimento por não ter realizado o exame. Prejudica ao homem a ele não ter um diagnóstico preciso acerca do câncer de próstata.
1.4 Justificativa
*****FALTA FAZER ESSE TÓPICO****
Motivação para a realização do estudo Interesse pelo tema abordado, para adquirir mais conhecimento e poder alertar sobre os perigos e precauções do câncer de próstata.
Contribuções