INTRODU O
Os lipídeos são compostos que ocorrem com bastante frequência na natureza. São encontrados em locais tão diversos como a gema de um ovo e o sistema nervoso humano, e são importantes componentes de membranas de plantas, animais e micróbios. A definição de um lipídeo é pouco baseada na solubilidade. Os lipídeos são (na melhor das hipóteses) pouco solúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como no clorofórmio e na acetona.
Óleos e gorduras são lipídeos típicos em termos de solubilidade, mas esse fato não define sua natureza química. Moléculas como as gorduras e óleos, fosfolipídeos, esteróides e carotenóides, que diferem grandemente tanto em suas estruturas como em suas funções. Participam como componentes não-protéicos das membranas biológicas, precursores de compostos essenciais, agentes emulsificantes, isolantes, vitaminas (A, D, E, K), fonte e transporte de combustível metabólico, além de componentes de biossinalizaçãointra e intercelulares. Em termos químicos, os lipídeos são uma mistura de compostos que partilham algumas propriedades baseadas em similaridades estruturais, principalmente uma preponderância de grupamentos apolares. (CAMPBELL, 2000)
Se classificados de acordo com sua natureza química, os lipídeos poderão pertencer a dois grupos. Um deles consiste de compostos com cadeia aberta com cabeças polares e longas caudas apolares e inclui os ácidos graxos, os triacilglicerois, os esfingolipídeos, os fosfoacilglicerois e os glicolipídeos. O segundo grupo consiste de compostos de cadeia cíclica, os esteroides. Um importante representante desse grupo é o colesterol. Os lipídeos são biomoléculas que exibem uma grande variedade estrutural.
Os ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos de longas cadeias de hidrocarbonetos acíclicas, não-polares, sem ramificações e, em geral, número par de átomos de carbono. Podem ser saturados, monoinsaturados (contém uma ligação dupla) ou poliinsaturados (contêm duas ou mais ligações duplas). (MOTTA, 2003)