Introdu O
O voleibol, também chamado de vôlei, é um esporte que, além de mexer com o físico dos atletas, faz com que eles exercitem seu raciocínio lógico para deduzirem o ataque de seu adversário
Vôlei.
Seu objetivo é passar a bola sobre a rede, fazendo com que ela toque o chão dentro das linhas que limitam a quadra de seu oponente e, ao mesmo tempo, tentar evitar com que eles façam o mesmo. É um esporte olímpico com várias regras e fundamentos, autorizado desde 1964 pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Esse esporte é muito aclamado no Brasil, pois as seleções masculinas e femininas estão entre as melhores do mundo. Atualmente, vem sendo muito praticado em escolas que ensinam sua história, regras e fundamentos, o que nos mostra a notoriedade do voleibol no Brasil.
Regras
As regras de voleibol são muito simples: são 12 jogadores divididos entre seis titulares e seis reservas, e as equipes são separadas em dois lados da quadra por uma rede. Os jogadores têm que lançar a bola para o lado adversário e fazer com que ela vá ao o chão com apenas três toques, um de cada jogador.
O toque na rede é permitido apenas se o gesto não interferir no andamento do jogo e é proibido o toque na borda superior, que pode ocasionar ponto para o adversário. Também é permitido defender com os pés. A partida deve durar até 25 pontos, podendo conter até cinco sets, onde um time deve vencer 3 sets.
Fundamentos
Para começar a jogar voleibol é necessário ver alguns fundamentos desse esporte, como os saques, que são usados no início de cada jogada, a manchete, que utiliza os braços juntos, e as pernas separadas na linha de seu ombro para que a bola não toque o chão.
No bloqueio, os atacantes têm que defender a linha da rede para que a bola não passe para o campo, já o levantamento serve para empurrar a bola acima da cabeça fazendo com que o atacante a corte para o outro lado.
O corte é um golpe feito no ar com muita rapidez para que a bola acerte o solo adversário. Com o passar