INTRODU O
Esse artigo fala sobre os tipos de negociação e as formas corretas e agressivas de negociar.
Dessa maneira, ajuda o negociador a atender quesitos básicos de dialogo, ganhando confiança e credibilidade, explanar idéias claras e sinceras e utilizando de uma ética profissional.
O negociador deve manter uma postura que demonstre habilidade, técnica, conhecimento do negócio e disponibilidade de atender as necessidades durante todo o processo da negociação.
2 NEGOCIAÇÃO
Dentro de um ramo comercial, diversos são os problemas e as dificuldades para se manter ativo no trabalho. Por isso é necessário fazer com que o cliente sempre esteja satisfeito e para atingir todas as necessidades e superar as dificuldades é necessário que haja uma boa negociação.
A negociação é alcançar objetivos através de um acordo, atingindo diferentes idéias e necessidades com a finalidade de produzir bens duradouros e satisfação de ambos os lados.
Atualmente, os clientes pretendem comprar e esperam sempre algo diferente na negociação que estão realizando.
Assim, as técnicas de negociação deve ser aprimoradas cada dia mais exigindo maior eficiência das empresas.
Para conduzir uma boa negociação é necessário ter uma capacidade de comunicar-se de maneira eficaz. Que deve ser uma comunicação assertiva, ou seja, objetiva e clara que gere entendimento e resposta, persuadindo a outra parte.
Habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto desenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade são algumas estratégias de negociação.
E necessário que se tenha uma boa postura, sempre buscando empatia para ganhar credibilidade e consenso.
É necessário também estar preparado e entender o real interesse da negociação.
Ter um roteiro é fundamental na negociação, pois assim,m facilita a fluência e a concisão das informações, evitando falar desnecessariamente.
É essencial saber se comunicar e ouvir, pois ouvir nos permite conhecer