Introdu O A Filosofia E Mito Da Caverna
Mais do que máquinas precisamos de humanidade.
Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura.
Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido. Charles Chaplin
DINÂMICA: Entrosamento de idéias:
1º passo: Cada aluno receberá um pedaço de barbante e tentará fazer o maior número de nós (Somente com a mão que não escreve) (2 minutos)
2º passo: Com o colega ao lado tentará unir os dois pedaços de barbantes. (1 minuto)
3º passo: socialização e reflexão (relacionando com o trecho de Charles
Chaplin).
4º passo: fazer o registro escrito no caderno das conclusões estabelecidas na socialização.
O que é Filosofia?
Por natureza, todos os homens desejam saber. Com essas palavras, Aristóteles inicia a obra chamada Metafísica. O desejo de conhecer é uma característica exclusiva dos seres humanos.
Dessa forma, Aristóteles diferenciou os seres animados dos inanimados: os primeiros possuem
“alma”; os segundos não. É justamente essa característica que define o homem como animal que fala, ou seja, capaz de produzir conhecimento e transmiti-lo às gerações seguintes. A filosofia
(amor pelo saber) busca ampliar incessantemente a compreensão da realidade para apreendê-la em sua totalidade.
Os três principais ramos da filosofia são:
¬ Ontologia: estudo do ser ou da existência. Os filósofos que estudam ontologia indagam sobre o que queremos dizer quando afirmamos que algo existe.
¬ Epistemologia: estudo do conhecimento. Os filósofos que estudam epistemologia questionam o que queremos dizer quando afirmamos que sabemos algo.
¬ Ética (ação): estudo do comportamento moral e social. Os filósofos que estudam ética querem saber o que significa ser uma pessoa e como as pessoas podem e devem agir.
A base fundamental da filosofia é a metafísica — do grego meta (o que está além) e physis (natureza, física). Significa o que está além da natureza. Para os gregos, natureza é tudo o que possui forma física: árvores, casas, animais. Já aquilo que