Trabalho De Contabilidade Gerencial
Contabilidade Gerencial
Capital Humano
&
Gestão do Capital Humano
Docentes: Ana Angélica
Francicleide
Josailsa
Odilia Mairis
Lagoa Nova/RN
2015
CAPITAL HUMANO
O capital humano, é gerado a partir dos recursos humano de uma organização, quando entra em contrato com o capital estrutural. O capital humano é um dos componentes básicos do capital intelectual, onde o valor da organização virá da integração entre os seguintes capitais: estrutural, humano e o capital do cliente.
O capital humano, é formado pelo conjunto das pessoas que participam da organização contribuindo com seus conhecimentos, competências, talentos e ideias, e consequentemente prospere positivamente, gerando riqueza e cumpra sua função social.
Segundo Evinsson e Malone (1998:10), o capital humano, também inclui os valores, a cultura e a filosofia da empresa, e não pode ser prioridade da empresa. Conforme Carvalho e Souza (1999, p.2), “O Capital
Humano é a capacidade, conhecimento, habilidade, criatividade e experiências individuais dos empregados e gerente transformando em produtos e serviços que são o motivo pelo qual os clientes procuram a empresa e não o concorrente”. Logo este capital, nas organizações, é, em muitos casos, mais importante que os capitais físicos, sendo fator primordial para o sucesso das organizações.
A capacidade de geração de resultados futuros de uma organização, está fortemente vinculado ao capital humano que ela dispõe, se não estiver tudo bem dimensionado e em consonância com a política estratégica da organização, poderá acarretar problemas para a sobrevivência organizacional.
As organizações atinge seus objetivos a partir da integração entre os seus recursos, que são:
Materiais; Financeiros; Tecnológicos e Humanos.
É irrevogável a importância que o capital humano representa para as organizações, principalmente nos dias atuais, uma vez que é verdadeiro detentor das condições intelectuais que movem a organização. Gestão do Capital