Introdu O Do Trabalho
Neste contexto, percebe-se que, na atualidade, o problema dos resíduos sólidos atinge, sobretudo, os países subdesenvolvidos e os países em desenvolvimento. Isto porque, a despeito da voluptuosa produção de lixo, os países desenvolvidos possuem melhores sistemas de reutilização e gerenciamento dos resíduos sólidos.
Nos países emergentes, a demasiada falta de destinação adequada para os resíduos sólidos acarreta não só um sensível impacto sobre a saúde do meio ambiente, como também uma quantidade em demasia de materiais que poderiam ser reutilizados na indústria.
O Brasil, após mais de 20 anos de uma luta protagonizada pelo movimento ambientalista, teve, finalmente sancionada, pela Presidência da República, a lei 12.305 de 2010, mais conhecida como Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
As diretrizes desta lei impõem, entre outras metas, a implementação integral da Logística Reversa, vinculando a iniciativa privada à responsabilidade de dar destinação correta aos materiais produzidos. Ainda assim, a lei objetiva acabar com os "lixões" no País até o final de 2014, o que tem gerado (correira) em diversas regiões do Brasil.
A presente pesquisa tem como objetivo reunir elementos contundentes para avaliar se meta a implementada pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos, no Brasil, quanto ao fim dos lixões até o fim do ano de 2014, tem possibilidade de ser concluída no tempo previsto pelo legislador.
Por fim,