Comite De Etica Conceito De Etica
Ética
* Claudio Cohen
** Marco Segre
* Professor Assistente Doutor, Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho (FMUSP), São Paulo - SP.
** Professor Titular, Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do
Trabalho, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo - SP
Os autores propõem uma conceituação de moral, eticidade e ética. Trata-se, segundo eles, de conceitos diferentes, que procuram caracterizar, utilizando para isso, também, a doutrina psicanalítica. Basicamente, colocam a eticidade como a condição do ser humano de poder vir a ser ético, e a ética como algo que emerge das emoções e da razão de cada pessoa, tendo-se como pressuposto a autonomia na escolha do posicionamento no percurso que unido coração à razão.
Já a moral é encarada como um conjunto de direitos e de deveres, impostos durante a estruturação da personalidade, com relação a cada um dos quais, aparentemente, a pessoa não tem condições de opção e, portanto, de autonomia. Valendo-se da teoria psicanalítica, osautores definam a moral como superegóica, trazendo em seu bojo a marca da proibição, comparável à de um código, e do conseqüente castigo. A ética, por sua vez, resulta do amadurecimento do ego, autônomo, mas num enfoque mais abrangente do que o kantiano, lesando em conta também as emoções (fundamento das crenças).
Concluem o trabalho enfatizando dever passar, a ética, basicamente, pelo respeitoao ser humano, após terem feito considerações sobre o fato de quanto mais desenvolvido for o sentir ético dos membros de uma sociedade, menos ela necessitará de uma codificação repressiva, e, portanto, moralista.
UNITERMOS - Ética, moral, juízo de valores.
Introdução
Propomos, no presente trabalho, uma revisão dos conceitos de valores, moral e ética, apenas aparentemente cristalinos para cada um de nós.
Consideramos que esses termos são frequentemente utilizados, carecendo de