Ética organizcional
A ética é imprescindível em qualquer ambiente, é uma maneira de melhorar os relacionamentos interpessoais e manter o respeito aos valores de cada um dentro da empresa.
Em uma organização não é diferente. A ética em uma empresa já não se limita em fazer o que é certo ou errado, mas em manter uma boa imagem da corporação para seus colaboradores e o mercado externo, além de proporcionar aos seus funcionários um clima organizacional aprazível, respeitoso e dessa forma, contribuindo para um bom desempenho profissional.
ÉTICA ORGANIZACIONAL
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Podemos defini-la como o conjunto de valores morais e princípios que regem a postura humana em sociedade, ou seja, trata-se de uma reflexão, de pensamentos sobre suas as ações sociais e suas consequências para a sociedade.
No ambiente corporativo, a palavra ética está cada vez mais sendo inserida. Os gestores de recursos humanos vêm mostrando aos colaboradores a grande importância que a ética tem no ambiente de trabalho. Quando os funcionários tomam consciência da relevância dessa ferramenta, e entendem bem as consequências que ela traz para o desenvolvimento da organização, e quando os gestores também estão engajados com essa nova visão, fica muito mais fácil a sua implantação e progresso empresarial. Sem sombra de dúvidas, os impactos da ética são positivos em uma corporação.
Segundo Patrícia Bispo, formada em comunicação social, “observa-se que as muitas empresas mostram-se conscientes de que a ética interfere diretamente na imagem que os colaboradores e até mesmo a sociedade tem sobre a companhia”.
Para que uma empresa cresça e tenha sucesso é importante que tenha postura ética e condutas de acordo com os princípios morais, e assim terá um bom reflexo sobre as demais pessoas, que incluem as que compõem a empresa e as do ambiente externo à organização.
A ética organizacional pode ser ainda conceituada como atitudes e valores