INTRODU O Trabalho
Neste desafio iremos falar de uma família que mora no município Vale da Felicidade e que é povoado por descendentes de imigrantes poloneses. A família é proprietária de um restaurante polonês, chamado Smak, e é composta por três pessoas, Irena Partala (proprietária e administradora do restaurante) e seus pais idosos.
Infelizmente nos últimos anos Irena não tem conseguido bons ganhos com o seu negócio. Embora restaurante tenha uma ótima localização e sirva comida tipicamente polonesa, é o restaurante menos frequentado da região por turistas como por habitantes locais. Já que os novos restaurantes que surgiram servem uma variedade de cardápios que vão desde comida a quilo, churrasco à lanches prontos. E além de tudo o cardápio do Smak é escrito a mão em língua polonesa. Com o falecimento de seu marido que assumia a cozinha e a gestão do local Irena teve de contratar um cozinheiro e um garçom para auxilia-la. Durante a semana quando o restaurante tem um numero reduzido de clientes Irena aproveita para realizar compras, cotação e pagamentos de fornecedores, mas Irena não se sente a vontade para realizar tais atividades. E no fim de semana Irena se desdobra e realiza atividades na cozinha, caixa e limpeza das mesas. A vida de Irena não é nada fácil, nunca teve tempo para planejar seu negócio. Ela deseja que mesmo com muitos desafios seu negocio de certo.
A proposta do Desafio Profissional é identificar problemas que afetam os negócios do restaurante Smak, contando sempre com o auxílio da ferramenta SWOT, que significa: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e propor soluções para que Irena desenvolva uma gestão mais profissionalizada, para melhor atender seus clientes e gerar harmonia e organização entre os seus funcionários.
Três em cada dez pequenas empresas brasileiras fecham as portas em dois anos de atividade. Segundo dados do Sebrae, as empresas culpam a falta de clientes, a alta carga tributária, ausência de capital de giro e problemas