Trabalho De Introdu O
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS-CCSO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Mateus Rodrigues Pereira
ANÁLISE DO FILME – VIDA DE INSETO (Pixar Animation Studios / Walt Disney Productions )
O objetivo deste trabalho, é analisar o filme Vida de Inseto sob a perspectiva organizacional, considerando as características mecanicistas e orgânicas. O trabalho está organizado em tópicos com: uma breve sinopse do filme, conceito de organização mecânica e orgânica e uma visualização desses modelos, relacionando com cenas do filme.
No filme, as formigas são exploradas pelos gafanhotos, liderados por Hopper, que as obriga todo ano oferecer uma oferenda á eles. As formigas se veem obrigadas a juntar alimentos para elas e para os gafanhotos. Flick, que é uma formiga com ideias inovadoras, mas acaba por meio de um acidente, destruindo toda a oferenda dos gafanhotos, quando eles chegam não encontram nada, furiosos exigem o dobro da colheita. Flick então sai em busca de ajuda para acabar de vez com a exploração dos gafanhotos.
Organização mecanicista e orgânica. Na perspectiva mecanicista, as características são a divisão definida das tarefas, funcionários especializados somente em sua função, baixa flexibilidade e decisões centralizadas. O ciclo do trabalho funciona como uma maquina, cada funcionário (peça), tem sua função especifica, quando uma peça apresenta defeito, todo o ciclo é prejudicado e só se normaliza, quando alguém de fora concerta ou troca a peça defeituosa. Já na organização mecânica, cada membro possui um conhecimento geral do ciclo, alto grau de flexibilidade, decisões descentralizadas e capacidades dos membros em dar continuidade ao processo, mesmo com uma das peças defeituosas, pois todos possuem um conhecimento geral.
No filme, observam-se cenas com as características citadas acima. A sociedade das formigas é altamente mecânica, com tarefas bem definidas (especialização), os símbolos de status e poder recai sobre a rainha e sua filha, a