a Engenharia Química estruturas cristalinas
1)
Calcule a densidade teórica (massa específica teórica) do alumínio, em g/cm³. Caso necessário, utilize as tabelas do Apêndice ao final do trabalho. Apresente os cálculos e o raciocínio desenvolvido na questão.
2)
Calcule a densidade teórica (massa específica teórica) do bário, em g/cm³. Caso necessário, utilize as tabelas do Apêndice ao final do trabalho. Apresente os cálculos e o raciocínio desenvolvido na questão.
3)
Calcule a densidade teórica (massa específica teórica) do magnésio, em g/cm³. Caso necessário, utilize as tabelas do Apêndice ao final do trabalho. Apresente os cálculos e o raciocínio desenvolvido na questão.
4)
Abaixo estão ligados o peso atômico, a densidade e o raio atômico para três ligas hipotéticas. Para cada uma delas, determine se a sua estrutura cristalina é CFC, CCC ou cúbica simples, e então justificar sua determinação.
Obs.: ligas diferentes podem apresentar a mesma estrutura, não é obrigatória a presença dos três tipos de estruturas para as ligas abaixo.
Liga
Peso Atômico (g/mol)
Densidade (g/cm³)
Raio atômico (nm)
A
43,1
6,40
0,122
B
184,4
12,30
0,146
C
91,6
9,60
0,137
5)
Com base nas cargas iônicas e nos raios iônicos, estimar as estruturas cristalinas para os seguintes materiais: (a) CsI e (b) NiS. Justifique sua resposta.
Tabela 1 – Números de coordenação e geometrias
1/3
6)
Calcule a densidade teórica (massa específica teórica) do FeO, em g/cm³. Caso necessário, utilize as tabelas do Apêndice, ao final do trabalho. Apresente os cálculos e o raciocínio desenvolvido na questão.
7)
Calcule a densidade teórica (massa específica teórica) do CsCl, em g/cm³. Caso necessário, utilize as tabelas do Apêndice, ao final do trabalho. Apresente os cálculos e o raciocínio desenvolvido na questão.
8)
Calcule a densidade teórica (massa específica teórica) da fluorita (CaF2) , em g/cm³. Caso necessário, utilize as tabelas do Apêndice, ao final do trabalho. Apresente os