INTRODU O COMPUTA O Grupo 02 Transistors
FACULDADE DE COMPUTAÇÃO DE MONTES CLAROS
HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO:
Componentes Eletrônicos - 2º Geração ( Computadores Transistorizados).
Arthur Rodrigues Zanotta
Auredson Tyerry Barbosa Silva
Cláudio Soares da Silva
Pedro Henrique Guimarães Faria
Thiago Costa de Jesus
Yure Botelho Aragão
Professor: Richard Wagner
Montes Claros/MG
2014
INTRODUÇÃO Durante anos a fio, as válvulas socorreram os componentes eletrônicos no século passado, inclusive nos primeiros computadores, ENIAC e UNIVAC. Porém, com o passar do tempo, notou-se a grande necessidade de redução do tamanho dos dispositivos e equipamentos, mas como fazer?
Válvulas eram grandes, do tamanho de uma lâmpada e até mesmo as mini-válvulas, eram do tamanho de um dedo mínimo. Sem contar na fragilidade, pois algumas delas o vidro quebrava com muita facilidade. Demoravam muito para aquecer, já que ela só funcionava quando o filamento ficava incandesceste, sem contar na quantidade de energia elétrica que gastavam. Enfim, uma grande “Pindaíba”.
Apresentamos A REVOLUÇÃO: TRANSISTOR.
Datas e períodos da 2ª geração de computadores;
Em 16 de dezembro de 1947 surgiu o primeiro protótipo de transistor, que continha um pequeno bloco de germânio e três filamentos de ouro.
Em 1952, com a substituição do germânio pelo silício, os transístors foram miniaturizados ainda mais e então, surge um componente que apresentava inúmeras vantagens em relação às válvulas: Menor aquecimento, poder de cálculo significativamente maior, com maior confiabilidade e um consumo menor de energia. A Bell Laboratories inventava então o Transístor. Uma revolução, já que os cálculos deixaram de ser baseados em segundos para milissegundos. Surgiram então, novas linguagens com maiores recursos: COBOL, FORTRAN, ALGOL.
Começaram também a serem produzidos muitos computadores transistorizados.
Exemplos, ilustrações e aplicações de equipamentos que utilizam o